Apoio à participação em Eventos no País ( PAPETEC e FAPES)

A UFES, CNPq, CAPES e FAPES implementam programas específicos para apoiar a participação de pesquisador com desempenho destacado em sua área de atuação em eventos científicos, tais como: a) congressos e similares; b) intercâmbio científico ou tecnológico; ou c) visitas de curta duração, para aquisição de conhecimentos específicos e necessários ao desenvolvimento da pesquisa científica ou tecnológica. Neste contexto, a UFES busca prover o auxílio financeiro para a participação de pesquisadores da UFES em eventos no país, enquanto que CNPq, CAPES e FAPES fornecem auxílio financeiro para apoiar a participação de pesquisadores em eventos científicos no exterior.

Adicionalmente, docentes e estudantes vinculados a Programas de Pós-Graduação podem utilizar o PROAP-CAPES (Programa de Apoio à Pós-Graduação). O PROAP-CAPES tem como objetivo financiar as atividades dos cursos de pós-graduação, proporcionando melhores condições para a formação de recursos humanos. Neste caso, docentes e estudantes vinculados a Programas de Pós-Graduação devem solicitar diretamente ao seu curso de Pós-Graduação apoio para a participação em eventos. Acesse a página de Apoios e Serviços.

PAPETEC – Programa de Apoio à Participação em Eventos Técnicos e Científicos

Tem o objetivo de prover o auxílio financeiro para a participação de pesquisadores da UFES (docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes) em eventos nacionais de reconhecida qualidade científica, com apresentação de trabalho de pesquisa, fomentando o desenvolvimento das diversas áreas, propiciando visibilidade da produção científica, tecnológica e cultural da instituição e melhorar a produção científica da UFES.

O PAPETEC foi criado pela Resolução 03/2008 do Conselho Universitário, e tem suas normas aprovadas pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão pela Resolução 04/2008.

ORIENTAÇÕES PARA O SOLICITANTE

O solicitante deverá ser o coordenador do projeto de pesquisa efetivamente registrado na PRPPG.

Cada coordenador poderá efetuar apenas 1 (uma) solicitação por ano para participação individual e 2 (duas) solicitações de apoio à participação de estudantes, em ambos os casos para apresentar trabalho em evento científico, sendo que para os estudantes é concedido apenas o benefício de ajuda de custo. Aos professores serão concedidas diárias e/ou passagens.

O solicitante não deve estar inadimplente com relação a nenhum de seus compromissos junto à PRPPG, incluindo relatórios parciais e finais de projetos de pesquisa, Iniciação Científica, apoio à participação de eventos ou outros.

A apresentação dos bilhetes de embarque após a viagem é indispensável para a prestação de contas, em caso de concessão de passagem.

Se a viagem não for realizada deverá ser feita, com as devidas justificativas, a solicitação de cancelamento do pedido de passagem (com bilhetes emitidos ou não) e ser efetuada a devolução (por meio de Guia de Recolhimento da União – GRU) das diárias já recebidas.

Para cidades em que houver mais de um aeroporto informar em qual deles será realizado o embarque e desembarque (Ex.: Rio de Janeiro e Belo Horizonte). Deve ser informada também a forma de transporte: aéreo, rodoviário, veículo próprio, veículo oficial, fluvial, marítimo, etc.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

1 - Para cada Solicitação preencha o modelo de memorando adequado.

2 - Anexo 1 - Informações sobre o Projeto, o Evento e Julgamento da Solicitação

3 - Cópia da carta de aceitação;

4 – Uma página de divulgação do evento que conste a data e o local de sua realização, somente quando o evento não for divulgado na internet.

FORMA DE ENVIO

Os formulários e a documentação necessária para a tramitação da solicitação devem ser encaminhados para a PRPPG por meio de protocolado. Para pedido de diária e passagem para participação em um mesmo evento poderá ser feito por um só protocolado que conterá os modelos 1 e 2, o Anexo 1 e a cópia da carta de aceite. Não podem estar num mesmo protocolado pedidos de ajuda de custo, passagens e/ou diárias.

PRAZOS

As solicitações deverão ser recebidas pela PRPPG no mínimo 45 dias antes do evento*.

*IMPORTANTE: O limite de 45 dias não se refere à data na qual a solicitação é protocolada no setor de origem, e sim à data na qual a solicitação é recebida pela PRPPG. Desta forma, o interessado deve garantir um prazo mínimo para tramitação da solicitação pelo sistema de protocolo da instituição. O prazo de 45 dias foi determinado de maneira a permitir tempo hábil para o julgamento das propostas e o adequado planejamento financeiro para o pagamento dos auxílios.

FAPES

O Edital atualmente vigente na FAPES para a PARTICIPAÇÃO EM EVENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO (nacional e internacional é encontrado no link.

Os itens financiáveis pela FAPES, tanto para eventos no país quanto para eventos no exterior, são passagens, diárias, e taxas de inscrição.

A RESOLUÇÃO/CCAF Nº 010/2005, que rege os procedimentos operacionais para aplicação dos recursos do Funcitec determina as seguintes normas para a concessão do apoio:

a – O apoio somente será concedido com a apresentação de trabalho ou resumo, acompanhado de comprovação de aceite pelos organizadores.

b – Nos trabalhos em coautoria, o apoio será concedido a apenas e tão somente um dos autores.

c – A apresentação da solicitação de apoio deverá ocorrer com a antecedência mínima de 90 (noventa) dias, em relação ao início da realização do evento.

d - O prazo de duração do evento não poderá exercer a 15 (quinze) dias.

(Clique aqui para acessar as Normas de Operação do Fundo Estadual e consulte o item 6.2, que se refere a Participação em Eventos Técnicos e Científicos, no País e no Exterior).

Memorandos

1. Modelo Ajuda de Custo
  2. Modelo Diárias
  3. Modelo Passagem
  4. Modelo Reembolso de Taxa de Inscrição

AS MODALIDADES DE APOIO ACIMA ESTÃO SUSPENSAS, ATÉ SEGUNDA ORDEM, POR CONTINGENCIAMENTO DE RECURSOS, POR PARTE DO GOVERNO FEDERAL.