Cadastro de voluntários para as ações de combate/mitigação à COVID19 organizadas pela UFES na área tecnológica

Nesse momento de crise a Universidade Federal do Espírito Santo promove ações de combate/mitigação aos efeitos do SARS-CoV-2.
Temos no momento 6 frentes de trabalho distintas já organizadas e bem focadas nas competências da universidade na área tecnológica. Elas estão urgentemente necessitando da sua força de trabalho, conhecimento técnico geral e também habilidades específicas. São elas:

1 - Manufatura (EPI e peças para equipamentos).
Na Manufatura começamos com a iniciativa de produzir escudos de proteção facial (veja foto em anexo com os modelos que produzimos) utilizando as impressoras 3D disponíveis e máquinas de corte a laser. A demanda posta pelo governo do estado (SESA e SECTI) foi de 150.000 (cento e cinquenta mil) unidades, portanto tivemos que trocar todo o processo de fabricação para plástico injetável. Essa iniciativa agora conta como apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, Arcelor Mittal, GeoControl, Fibrasa, ProtetorES, FINDES, IFES-Colatina e Gráfica Comercial. Nessa frente iremos necessitar de voluntários para o corte das viseiras nas máquinas de corte a laser disponíveis e para a logística de distribuição desses escudos. A professora Marcia Paiva (UFES) é a responsável pela frente.

2 - Manutenção de equipamentos hospitalares.
Na Manutenção iremos iniciar muito em breve a montagem de laboratórios para a manutenção de ventiladores mecânicos, respiradores e equipamentos de pequeno porte que deverão ser usados em pacientes acamados pelo COVID-19. Utilizaremos espaços do CT-6 térreo e/ou do anexo do CT-3. Em paralelo necessitamos de uma equipe de manutenção de macas e leitos hospitalares. Os professores Anselmo Frizera (UFES) e Paulo Henrique Zanandréa (IFES Vitória) são os responsáveis por essa frente.

3 - Infraestrutura de TIC.
A Infraestrutura de TIC desenvolve várias iniciativas utilizando computação em nuvem, IoT e outras tecnologias em parceria com empresas locais. O professor Moisés Ribeiro (UFES) está à frente dessas atividades.

4 - Logística, Processos e Modelagem.
A Logística, Processos e Modelagem tem como objetivo ajudar o governo do estado com a parte de modelagem de processos em tempos de crise e aspectos logísticos da crise. Esta frente é coordenada pela professora Patrícia Cardoso (UFES).

5 - Kit Teste Rápido.
Os professores Adilson Prado (IFES Serra) e Eustáquio (UFES) estão tentando desenvolver técnicas para a produção de kits rápidos de teste.

6 - Produção de Álcool em Gel.
Finalmente a frente 6 tinha inicialmente o objetivo de produzir 30.000 litros de álcool em gel por mês para distribuição em hospitais do estado, segundo o professor Eustáquio (UFES) uma empresa do estado vai fazer uma doação de cerca de 80.000 litros na forma de gel. O LabPetro deverá participar com o controle de qualidade do material a ser produzido.

Qualquer dúvida enviar por e-mail para: covid19.ufes [at] gmail.com

Acesse aqui o formulário para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScAntUgtR5Rz8_EBbpg9p8Ha7-euFq_OMXhOCEBP8j4gFT7aw/viewform