CAPES lança Edital para financiar projetos de pesquisa entre instituições de ensino brasileiras e portuguesas

Tipo de programa

Projeto conjunto de pesquisa

Objetivo

O programa tem como objetivo aprovar projetos conjuntos de pesquisa entre instituições de ensino brasileiras e portuguesas. Poderão ser inscritos projetos nas áreas do conhecimento, definidas em conjunto entre a FCT e a Capes e descritas no Edital vigente. A proposta deve prevê o intercâmbio, a mobilidade pesquisadores, docentes e discentes de pós-graduação e que contribuam para a expansão e internacionalização de suas instituições.

Benefícios

Missões de estudo: consiste no deslocamento de estudantes brasileiros ou estrangeiros com visto de residência permanente no Brasil, devidamente vinculados à instituição de ensino superior brasileira e inscritos como membros do projeto, para desenvolver atividades acadêmicas e de pesquisa no exterior na área de interesse do projeto.

Modalidades:

• Doutorado sanduíche: duração de 4 (quatro) meses até 12 (doze) meses, improrrogáveis.
  • Estágio pós-doutoral: duração de 3 (três) meses até 12 (doze) meses, improrrogáveis.

Benefícios:

• Mensalidade
  • Auxílio deslocamento: para brasileiros em missão em Portugal
  • Auxílio instalação: destina-se a contribuir com as despesas iniciais para a acomodação e manutenção no país de destino
  • Auxílio seguro saúde

Missões de trabalho: para pesquisadores da equipe brasileira com título de doutor e vinculados, na condição de docente, à instituição proponente do Projeto ou às instituições coparticipantes.

Benefícios:

• Auxílio deslocamento
  • Auxílio seguro saúde
  • Diárias para pesquisadores brasileiros em missão em Portugal

Duração: cada missão não pode ser inferior a 7 (sete) ou superior a 20 (vinte) dias.

Recurso de custeio: destina exclusivamente ao pagamento de despesas essenciais à execução do projeto (até o valor máximo de R$ 10.000,00 por ano de projeto).

Duração do projeto: 2 anos, prorrogável por mais 1 ano.

• A proposta deve ser apresentada pelo Coordenador Brasileiro à CAPES.
  • As inscrições na CAPES serão gratuitas e feitas exclusivamente pela internet mediante o preenchimento do formulário de inscrição em https://inscricao.capes.gov.br.
  • Inscrições realizadas após o período informado no calendário serão desconsideradas.
  • Não serão aceitas candidaturas que não foram inscritas pelo coordenador Internacional do projeto no FCT.
  • As propostas de Projetos conjuntos de pesquisa deverão ser apresentadas pelo link de inscrição até 23h59 (horário oficial de Brasília);
  • As propostas de projetos conjuntos devem ter caráter institucional e ser coordenadas por representante docente da Instituição de Ensino Superior (IES).
  • A implementação do terceiro ano de projeto conjunto está condicionada à aprovação de relatório parcial de atividades, às prestações de contas parciais, ao plano de atividades atualizado para o último ano e à disponibilidade orçamentária da DRI/CAPES.
  • Para a apresentação de nova proposta, o coordenador brasileiro e/ou equipe que já tenha participado do Programa CAPES/FCT deverá ter cumprido todas as obrigações para encerramento do projeto (prestação de contas final e relatório final) e ter o relatório do projeto anterior aprovado.

Período Atividade prevista
22 de setembro de 2017 Inscrição
Até março de 2018 Resultado
Abril de 2018 Início das Atividades