Cresce em 36% o número de Bolsas de IC/CNPq na UFES

Em 2020 o CNPq concedeu à Ufes 301 bolsas de Iniciação Científica, o que equivale ao um crescimento de 36% do resultado do ultimo edital institucional, que foi de 221 bolsas.

Este número de bolsas do CNPq é o maior disponibilizado para a Ufes nos últimos anos. O somatório de bolsas de IC (CNPq, FAPES e UFES) chega a 697, ficando atrás apenas da edição 2013/14.
Com o crescimento de subprojetos de quase 40% nos últimos dois editais de IC (http://portal.ufes.br/conteudo/iniciacao-cientifica-bate-recorde-de-subprojetos-aprovados-no-edital-do-piic) o número de estudantes sem bolsas também cresceu significativamente, mesmo com crescimento de número de bolsas. Esse fato mostra a necessidade de buscar mais fontes para essa modalidade tão importante.

Para o Prof. Fábio L. Partelli (Diretor de Pesquisa da Ufes), o crescimento recorde da iniciação científica, bem como o recorde de bolsas do CNPq é “fruto da dedicação dos nossos professores e da participação efetiva dos nossos estudantes da graduação e ações motivacionais e de divulgação dos editais”. O Prof. também destaca a atuação dos Comitês de áreas e Geral da Iniciação Científica, da Câmara de Pesquisa, da PRPPG e da equipe técnica, nomeadamente Antonio Rocha, Ludmila Martins e Alan Salazar”.

Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFES, Prof. Valdemar Lacerda Jr., o CNPq só divulgou os resultados da chamada na tarde/noite da ultima sexta-feira (dia 04 de setembro), com bolsas previstas para o prazo de setembro de 2020 a agosto de 2021.

A partir dessa semana as bolsas serão distribuídas e solicitadas nominalmente no sistema do CNPq até dia 15 de setembro (prazo limite).