Criação do curso de mestrado acadêmico em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores, em Alegre

O novo Programa de Pós-Graduação está vinculado ao Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS).

A criação do curso foi aprovada pala CAPES e pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFES. O processo de criação encontra-se agora em seus trâmites finais no Conselho Universitário da UFES. O colegiado já pretende abrir processo seletivo para ingresso no segundo semestre de 2016.

A criação do Programa de Pós-Graduação em “Ensino, Educação Básica e Formação de Professores” objetiva suprir a lacuna de um programa de mestrado pautado pelas questões que embasam o ensino e a prática docente na Educação Básica. Objetiva também: fortalecer e consolidar os cursos de licenciaturas ofertados pela UFES no Campus de Alegre; ofertar continuidade e aprofundamento nos estudos dos egressos dos cursos de licenciaturas do Campus de Alegre, fomentar a produção de conhecimento por meio de pesquisas focalizando o Ensino de Física, de Matemática, de Química, de Ciências Biológicas e nas áreas das ciências humanas com enfoque interdisciplinar; possibilitar o acesso ao conhecimento acadêmico em nível de stricto sensu para os profissionais e docentes que atuam na Educação Básica na região sul do Estado e adjacência; possibilitar estudos investigativos na área de formação de professores, contemplando pesquisas voltadas para a formação inicial e continuada.

A presente proposta está ancorada na área de concentração em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores, tendo como base para os processos investigativos duas linhas de pesquisa:

Linha 1 - Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Linha 2- Prática escolar, Ensino, Sociedade e Formação de Professores.

Essas duas linhas visam à contextualização do ensino por meio da articulação do saber específico de cada área do conhecimento com o saber e fazer pedagógico, estimulando a interdisciplinaridade na prática docente e na formação de professores.

A proposta do Curso de Mestrado Acadêmico em “Ensino, Educação Básica e Formação de Professores” está ligado à realidade educacional da região de abrangência do Campus de Alegre e aos anseios dos docentes que atuam no campo das licenciaturas ofertadas no Campus de Alegre para responder com ações propositivas às lacunas existentes no campo da pósgraduação na região relacionadas à área da educação e ensino. A constituição do quadro de ofertas de licenciaturas no Campus de Alegre configurou-se a partir do ano de 2007 quando a UFES aderiu ao plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), o que possibilitou a criação e oferta dos cursos de licenciaturas no campo da Matemática, Física, Química e Ciências Biológicas. Os cursos de licenciaturas de Alegre vêm ao longo desses anos fundamentando a formação inicial dos profissionais da educação que atuam na Educação Básica, promovendo reflexões acerca do ensino nas áreas específicas, bem como fortalecendo ações propositivas para a participação dos egressos na vida política, social e cultural do nosso país.

Dentro desse panorama o quadro de docentes ligados às áreas das licenciaturas ofertadas em Alegre vem refletindo a cada semestre letivo na necessidade que se apresenta de aprofundamento e continuidade dos estudos dos egressos dos cursos de licenciaturas. Essa necessidade tem-se evidenciado, principalmente, durante o desenvolvimento dos Trabalhos de conclusão de curso (TCC) realizados pelos graduandos das licenciaturas. Os professores orientadores, alunos e membros das bancas examinadoras percebem e indicam a necessidade urgente desse aprofundamento dos estudos em nível de pós-graduação. Responder a essa demanda tem se configurado como função do grupo de professores que estão diretamente ligados aos cursos de licenciaturas de Alegre.

Esse grupo de professores pertence aos departamentos que organizam a estrutura dos cursos de licenciaturas, a saber: Departamento de Biologia responsável pelo curso de Licenciatura em Ciências Biológicas; Departamento denominado Química e Física que responde pelos cursos de licenciatura em Química e Física; Departamento de Matemática Pura e Aplicada que estrutura o curso delicenciatura em Matemática e o Departamento de Veterinária que abriga docentes da área da Educação que ministram disciplinas de fundamentos da educação e disciplinas pedagógicas. O Campus de Alegre ainda não possui um departamento de educação, devido a isso os docentes da área da educação foram lotados inicialmente no referido departamento por uma distribuição igualitária das vagas para cada departamento à época Campus de Alegre. Além da regiaõ de Alegre, temos três professores advindos da sede da UFES em Vitória. Esses três professores atuarão nesta proposta, contribuindo com os estudos e pesquisas na área das Ciências Humanas e Ciências Naturais. Para incrementação futura do quadro docente o CCA conta com duas professoras da área da Educação, três professores da área de Matemática e 1 professor da área de Química que estão finalizando o processo de doutoramento, o que favorecerá a ampliação da oferta de vagas e ampliação das discussões quanto ao ensino. Dessa composição heterogênea de docentes e departamentos originou-se a proposta do Curso de Mestrado Acadêmico em “Ensino, Educação Básica e Formação de Professores” que postula o acesso ao conhecimento para fundamentar práticas interdisciplinares na Educação Básica, reflexão e transformação da ação docente, buscando a articulação entre o saber específico de cada área do conhecimento com o saber pedagógico.

Essa composição da proposta de Mestrado em “Ensino, Educação Básica e Formação de Professores” está em conformidade com os pressupostos da Universidade Federal do Espírito Santo que estimula e busca instituir ambientes e espaços de geração de saber, de modo universalizado, contemplando a multiplicidade do conhecimento. Para a efetivação desta proposta, estudos e encontros foram realizados desde o segundo semestre de 2014 com agrupamento desses professores em busca de um programa de mestrado que contemplasse a demanda regional relacionada ao ensino na Educação Básica.

No delineamento do quadro de docentes integrantes desta proposta foram observados aspectos relacionados à produção científica na área de Ensino e nas áreas específicas do conhecimento que fundamentam o currículo da Educação Básica. Os professores ligados ao programa possuem experiência com atuação no âmbito da graduação, principalmente nos cursos de licenciaturas, e envolvimento com pesquisas, projetos de extensão e programas de divulgação científica. Possuem experiência de orientação em trabalhos na graduação e pós-graduação. Uma parte significativa do corpo docente atua em programas tais como: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC e Programa Institucional de bolsas de Extensão (PIBEXT).

A composição do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em “Ensino, Educação Básica e Formação de Professores” é:

Professores Permanentes:

Profª. Drª Agda Felipe Silva Gonçalves - DMVET

Profª. Drª Andréia Weiss - DMVET

Profª. Drª Carolina Demétrio Ferreira - DBIO

Prof. Dr. Elias Terra Werner - DBIO

Prof. Dr. Gilberto Augusto de Oliveira Brito - DQF

Prof. Dr. João Paulo Casaro Erthal - DQF

Profª. Drª Juliana Rosa do Pará Marques de Oliveira - DBIO

Profª. Drª Luceli de Souza – DBIO

Profª. Drª Mariangela Lima de Almeida - DEPS/CE

Profª. Drª Patrícia Elaine Desideri – DMPA

Profª. Drª Simone Aparecida Fernandes - DQF

Prof. Dr. Wellington Ronildo Clarindo – DBIO

Professores Colaboradores:

Prof. Dr. Alexandro Braga Veira - DEPS/CE

Profª. Drª Lucyenne Matos da Costa Vieira - Departamento de Fonaudiologia/CCS

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