Edital para seleção de projetos de pesquisa a ser contemplados com bolsas de estudo de doutorado ou mestrado

Esta chamada convida professores(as) pesquisadores(as) interessados(as) em apresentarem proposta de projeto de pesquisa em temas relacionados aos impactos das mudanças climáticas, que serão contemplados com bolsas de mestrado ou doutorado financiadas por meio da Cooperação Técnica e Financeira No 002/2018 – VALE-ITV/UFES/FAPES-Climatologia (Processo No 81382545/2018), nos termos aqui estabelecidos..

Finalidade

Selecionar projetos de pesquisa em temas relacionados às linhas de pesquisa descritas abaixo que serão contemplados com bolsas de mestrado ou doutorado financiadas por meio da Cooperação Técnica e Financeira No 002/2018 – VALE-ITV/UFES/FAPES-Climatologia (Processo No 81382545/2018) que deverão ser orientadas pelo(a) proponente do projeto de pesquisa e co-orientadas pelo professor Carlos A Nobre, pesquisador líder do Instituto de Estudos Climáticos.

As linhas de pesquisa do Instituto de Estudos Climáticos são: modelagem do sistema climático, modelagem do sistema terrestre, cenários futuros de mudanças climáticas; observações de extremos e variabilidade climática e estudos de atribuição de causas; impactos das mudanças climáticas nos setores de recursos hídricos, agricultura, silvicultura, biodiversidade, infraestrutura, saúde, zonas costeiras, oceanos, energia e desastres naturais, e estudos de vulnerabilidade e adaptação; mitigação das mudanças climáticas; organização de bancos de dados climáticos, ambientais e de mudanças climáticas.

Serão atribuídas duas bolsas de doutorado e duas bolsas de mestrado. Somente uma bolsa será atribuída por projeto selecionado. Cada professor(a) pode apresentar apenas um projeto de pesquisa. Não há limite de número de propostas apresentadas por Programa de Pós-graduação.

Público-Alvo

Professores(as) pesquisadores(as) vinculados(as) a Programas de Pós-graduação da UFES como docentes permanentes.

Requisitos do(a) Proponente

1. Ser professor(a) (docente permanente) de Programa de Pós-graduação da UFES;

2. Ter vínculo empregatício com a UFES.

3. Ter currículo cadastrado e atualizado na plataforma Lattes (versão a partir da qual deve ser calculado o índice PQD1* do(a) pesquisador(a) proponente);

4. Apresentar, no ato da inscrição, toda a documentação listada no item 6 deste Edital.

Publicação do edital na página da PRPPG

19/11/2018

Período de inscrição

19/11 a 14/12/2018

Deferimento das Inscrições

17/12/2018 às 18:00 horas

Avaliação dos projetos

18/12 e 19/12 de 08:00 às 18:00

Resultado final e Divulgação

20/12 às 13:00 horas

Número de projetos selecionados

Serão selecionados quatro projetos. Estão disponíveis duas bolsas de mestrado e duas bolsas de doutorado que serão designadas aos projetos de pesquisa selecionados. A cada projeto selecionado será designada uma única bolsa. As bolsas serão financiadas por meio do termo de Cooperação Técnica e Financeira No 002/2018 – VALE-ITV/UFES/FAPES-Climatologia (Processo No 81382545/2018) As bolsas poderão ser implementadas a partir de março de 2019. As bolsas de mestrado consistem em 24 mensalidade de 1.500,00 Reais. As bolsas de doutorado consistem em 48 mensalidade de 2.200,00 Reais. Ambas as modalidades pagas diretamente ao bolsista.

Acesse o texto completo o edital no link abaixo.

*PQD1 é calculado usando o número de publicações do pesquisador em cada estrato Qualis nos últimos 4 anos. Desta forma, PQD1= (A1+0,85*A2+0,7*B1+0,5*B2)/4, onde A1 denota o número de publicações em periódicos Qualis A1 da área de avaliação do PPG do solicitante, nos últimos 4 anos, A2 denota o número de publicações em periódicos Qualis A2 da área de avaliação do PPG do solicitante, nos últimos 4 anos, B1 denota o número de publicações em periódicos Qualis B1 da área de avaliação do PPG do solicitante, nos últimos 4 anos e B2 denota o número de publicações em periódicos Qualis B2 da área de avaliação do PPG do solicitante, nos últimos 4 anos.