Exposição Evolução Humana na PRPPG

A partir do dia 13 de maio, em parceria com o MCV, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação exibe ao público, em suas instalações, a exposição Evolução Humana.

O homem sempre possuiu um desejo intrínseco e intenso de conhecer a sua origem, e foi por meio da teoria da seleção natural e de outros estudos que compreendemos que os animais evoluíram, partindo sempre de um ancestral comum, como foi dito por Charles Darwin.

O homem está constituído sob o mesmo plano ou modelo geral de qualquer outro mamífero. Seus ossos, músculos, nervos e demais estruturas são homólogos às estruturas correspondentes de um macaco, de um morcego ou de uma foca. A similaridade compartilhada entre estruturas derivadas é evidência forte, não apenas da evolução, como também é dado significativo para a reconstrução da filogenia, isto é, da história evolutiva dos organismos.

Nas três últimas décadas, ocorreu um extraordinário florescimento de descobertas fósseis. Particularmente importante, foram os achados de um esqueleto de Ardipithecus ramidus, um ancestral provável da Lucy (Australopithecus afarensis), permitindo-nos compreender a transição de símio para homem ao lançar luz sobre o momento em que os hominídeos começam a andar bípedes.

Assim, diante do enorme potencial científico-cultural que representa a evolução, em especial a humana, o Museu de Ciências da Vida da UFES (MCV), um Programa de Extensão Universitária do Departamento de Morfologia do Centro de Ciências da Saúde, patrocinado pelo FACITEC, FAPES e CNPq, agrega, como parte permanente de seu acervo, uma coleção inédita no Brasil, antes só vista em grandes museus fora do país, como O American Museum of Natural History, em New York. Esta mostra exibe réplicas realísticas de esqueletos e fósseis de diversos primatas e hominídeos, os quais contarão um pouco da história da evolução humana de sete milhões de anos atrás até os tempos modernos.

A partir do dia 13 de maio, em parceria com o MCV, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação exibe ao público, em suas instalações, a exposição Evolução Humana, sob a coordenação do Prof. Dr. Athelson Stefanon Bittencourt, coordenador do Museu de Ciências da Vida da UFES.

A mostra ficará aberta ao público para visitação de segundas a sextas-feiras, das 9:00 às 17:00hs.

Visitas guiadas para grupos podem ser agendadas para as sextas-feiras entre 13:30 e 16:30hs.

Contato para agendamento: Secretaria da PRPPG - Telefones: (27) 3335-2439 e 3335-7843.