Implementação dos projetos do Edital FAP

Foram divulgadas as normas para efetivação das bolsas de IC e demais gastos dos recursos recebidos pelos professores jovens doutores no ãmbito do Edital FAP 01/2015. A partir de agora os pesquisadores já podem iniciar a utilização dos recursos recebidos conforme os procedimentos divulgados.

O Fundo de Apoio à Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo (FAP/UFES) criado pela Resolução nº 34/2012 e regulamentado pela Resolução nº 73/2013, ambas estabelecidas pelo Conselho Universitário (CUn), tem o objetivo de incentivar os servidores Docentes desta Universidade a promover e a desenvolver projetos de pesquisa no âmbito desta Instituição Federal de Ensino Superior mediante a concessão de auxílio financeiro  visando dar suporte à fixação de pesquisadores desta Instituição nas diferentes áreas do conhecimento.

Os recursos a serem aportados no FAP/UFES serão aqueles provenientes do índice de 3% (três por cento) de ressarcimento à UFES relativo aos projetos de pesquisa, de inovação tecnológica e de prestação de serviços em geral.

O primeiro Edital FAP visa apoiar os professores pesquisadores recém-doutores e recém-contratados da UFES. O pesquisador poderá distribuir os recursos em: informática (computador e impressora), despesas de materiais de consumo (reagentes ou demais materiais de consumo necessários às atividades de pesquisa), bolsas de iniciação científica, passagens, diárias para participação em eventos, despesas de publicação ou taxas de inscrição em eventos (caso haja apresentação de palestra ou painel). As despesas serão executadas pela PRPPG e não haverá transferência de recursos financeiros diretamente para o pesquisador. Exceto no uso do recurso para despesas de publicação ou taxas de inscrição em eventos que se realizará por meio de reembolso.

As normas/diretrizes/procedimentos para efetivar as despesas no ãmbito do edital estão disponíveis no menu Pesquisa, na página da PRPPG (www.prppg.ufes.br), no submenu Fundo de Apoio à Pesquisa FAP.

Adicionalmente, comunicamos que as orientações para o uso do recurso do Fundo de Apoio à Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo (FAP/UFES) para BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA já estão disponíveis. As normas/diretrizes/procedimentos para efetivar as despesas no âmbito do edital estão no menu Pesquisa, na página da PRPPG www.prppg.ufes.br, no submenu Fundo de Apoio à Pesquisa FAP.

Informamos ainda que adicionamos orientações sobre o procedimento de aquisição de material a fim de facilitar a composição dos processos de solicitação.

Cada pesquisador poderá acompanhar seus gastos e saldo disponível por meio de sua página no SAPPG (http://portais4.ufes.br/posgrad/).