Inscrições abertas para o 11º Prêmio “Construindo a Igualdade de Gênero”

Estão abertas as inscrições para o 11º Prêmio “Construindo a Igualdade de Gênero”, e as escolas da rede pública estadual podem participar relatando ações inovadoras por meio de um projeto pedagógico. As inscrições devem ser feitas no site www.igualdadedegenero.cnpq.br.

A iniciativa visa a ampliar e replicar as boas experiências que existem nas escolas brasileiras, além de fomentar o envolvimento da comunidade escolar em torno do debate sobre igualdade de gênero.

A premiação consiste em um concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismo. O objetivo é estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres em nosso País, e sensibilizar a sociedade para tais questões.

O Prêmio possui seis categorias: estudante do Ensino Médio (redações), estudante de Graduação e Graduado (artigos científicos), estudante de Mestrado e Mestre (artigos científicos), estudante de Doutorado e Doutor (artigos científicos), escola promotora da Igualdade de Gênero (projetos e ações pedagógicas desenvolvidos em escolas de nível médio) e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação (projetos e ações para a promoção da igualdade de gênero).

O prêmio será de R$ 10 mil para cada uma das escolas premiadas, sendo até uma por estado. O prêmio deve ser aplicado na ampliação e fortalecimento de ações para promoção da igualdade de gênero, sendo vedada despesas na rubrica “capital”. Além disso, há também premiação para as categorias individuais, incluindo bolsas de estudos, tablets e laptops para alunos do ensino médio.

O Prêmio “Construindo a Igualdade de Gênero” é realizado pelo Serviço de Prêmios/Diretoria de Cooperação Institucional do CNPq, secretaria de Política das Mulheres (SPM-PR) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Para mais informações, acesse www.igualdadedegenero.cnpq.br.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/ Sedu