Lançado o Edital 2017/2018 do Programa Institucional de Iniciação Científica

O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) da Ufes é um programa voltado para a iniciação à pesquisa de estudantes de graduação universitária.

O PIIC visa fundamentalmente incentivar a carreira científica dos estudantes de graduação que apresentem bom desempenho acadêmico, incentivando a formação científica e preparando-os para a Pós-Graduação. Para tanto, esses estudantes participam ativamente de projetos de pesquisa com reconhecida qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, de forma individual e continuada.

O Piic da Ufes é dividido em dois subprogramas: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic). O Pibic engloba os estudantes envolvidos com a iniciação científica que recebem bolsas fornecidas pela Instituição ou órgãos externos de fomento. O Pivic engloba os estudantes envolvidos com a iniciação científica que não recebem bolsa. O Pivic difere do Pibic apenas por ser um programa sem previsão de pagamento de bolsas aos estudantes. Assim, em relação aos orientadores e aos estudantes de graduação, os objetivos e normas do Pivic são idênticos aos do Pibic.

Por meio deste edital, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Ufes vem informar aos docentes da Instituição e estudantes de graduação que estarão abertas, conforme calendário estabelecido neste edital, as inscrições para o processo de seleção de bolsistas do Pibic e de voluntários do Pivic.

Clique aqui para acessar o Edital PIIC 2017/2018.