Mais da metade dos estudantes da iniciação científica vão para a pós-graduação

Uma pesquisa realizada pela Divisão de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) mostra que mais da metade dos alunos da Ufes que participaram do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) ingressaram em algum programa de pós-graduação, na própria Ufes ou mesmo em instituições no exterior. O estudo mostra que 58% dos 638 alunos inscritos no PIIC, entre os anos de 2009 e 2010, seguem como pesquisadores.

O trabalho foi feito pelo diretor da Divisão de Iniciação Científica, Antonio Rocha Neto, que analisou todos os currículos dos estudantes, disponibilizados na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), e que já concluíram a graduação.

Segundo ele, os resultados são excelentes. “Ainda não sabemos se esse estudo é feito em outras instituições, mas quando comparamos com os percentuais dos nossos alunos que vão para a pós-graduação e que não participam do PIIC vemos que os resultados são muito bons”, afirma Neto.

A pesquisa dividiu os alunos em três grandes áreas do conhecimento: Humanidades, Ciências da Vida e Ciências Exatas e da Terra e Engenharias. A área de Ciências da Vida foi a que registrou o maior número de alunos inscritos na pós-graduação: 62%. Em segundo lugar ficou a área de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias com 57% e, por fim, a área de Humanas com 54%.

PIIC

O PIIC é dividido em dois sub-programas: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC). O PIBIC engloba estudantes envolvidos com a iniciação científica que recebem bolsas, já no PIVIC os estudantes são voluntários, ou seja, não recebem bolsas. Os objetivos e normas são idênticos para ambos os programas.

O PIIC é coordenado pelo Comitê Institucional de Iniciação Cientifica (CIIC) e tem como objetivo despertar a vocação científica, estimulando maior articulação entre a graduação e a pós-graduação, desenvolvendo pesquisas e estudos em oito áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes.

Os bolsistas são orientados por pesquisadores qualificados e são estimulados a desenvolver o pensamento cientifico e criativo, diante das condições apresentadas pelas pesquisas.

Por Hélio Marchioni