Perguntas frequentes sobre os procedimentos relacionados à Pesquisa e Pós-Graduação durante o período de prevenção a COVID-19

Com base na reorganização das atividades administrativas e atendimento ao público na PRPPG como prevenção a COVID-19, foi levantada uma coletânea de perguntas frequentes de coordenadores, servidores, estudantes e professores sobre o funcionamento das atividades durante o período de prevenção.

1. É possível que façamos aulas à distância, utilizando alguma ferramenta de síncrona de interação (hangouts, skype, zoom, etc)?

Não. É encorajado o uso de plataformas virtuais para manutenção das atividades de pesquisa dos cursos de pós-graduação, tais como AVA, Skype, mconf, GoogleHangout e outros. Entretanto, a Resolução do Conselho Universitário veda a realização de aulas por meios virtuais até o dia 29/3, quando as medidas serão novamente discutidas. A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) divulgará, nos próximos dias, as plataformas disponibilizadas pela instituição.

 

2. Estamos em período de qualificação dos projetos, os alunos, a  princípio devem agendar as qualificações até 31/03/2020, porém como o campus a princípio ficará fechado para essas atividades, podemos realizar bancas com todos os membros à distância? A ideia é utilizar as mesmas ferramentas mencionadas na dúvida anterior.

Sim. Encorajamos o uso de plataformas virtuais Skype, mconf, GoogleHangout e outros. A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) divulgará, nos próximos dias, as plataformas disponibilizadas pela instituição. 

 

3. Estamos com passagens agendadas para a vinda de professores de outras instituições, após esse primeiro período de suspensão, porém, considerando a possibilidade de prorrogação, precisaremos fazer algo junto à PRPPG para o cancelamento das passagens e diárias? Além disso, é possível que ela faça, igualmente, as aulas utilizando alguma ferramenta on line? 

Entre em contato com o setor financeiro da PRPPG para o cancelamento de passagens e diárias já solicitadas (financeiro.prppg.ufes [at] gmail.com). 

4. Ao cancelar a vinda de professores convidados de outras instituições, posso reprogramar para videoconferência? 

Sempre que possível, replaneje a atividade para ser por meio de videoconferência.

5. Tenho defesa de dissertação ou tese agendada por videoconferência. Ela está mantida?

Sim. Os serviços de videoconferência estão com seu funcionamento mantido. Entretanto, não serão realizadas mais as seções públicas de defesa na sala de videoconferência da Pró-Reitoria para evitar aglomerações de pessoas.

O agendamento continuará sendo efetuado pelo site da PRPPG (www.prppg.ufes.br (http://www.prppg.ufes.br) ) e as seções serão realizadas apenas virtualmente, ou seja, as salas de defesa serão abertas virtualmente e os participantes (candidato e examinadores) deverão se conectar remotamente utilizando o link divulgado pela equipe de apoio da PRPPG no momento da reserva.

Desta forma, os participantes poderão se conectar de casa, de seus escritórios ou de seus laboratórios usando um computador pessoal ou laptop ligado à internet, evitando a aglomeração de pessoas. A portaria normativa sobre a realização de defesas por videoconferência já foi alterada para adequar-se à nova situação (Portaria Normativa Nº 03/2020).

6. Posso usar qualquer sistema virtual (Skype, Hangout, etc) para minha defesa de tese ou dissertação?

Sim. As defesas e qualificações podem ser feitas via qualquer sistema virtual (Skype, Hangout, etc), seguindo as diretrizes previstas na portaria normativa sobre a realização de defesas por videoconferência (Portaria Normativa Nº 03/2020).

7. Tenho defesa agendada para esse período de suspensão das atividades, agendada para ocorrer em sala do meu PPG. O que faço?

Excepcionalmente durante o período de prevenção a COVID-19, não é obrigatória a presença física do presidente da banca, estando todos os participantes presentes virtualmente. A participação do público externo será permitida somente por meios virtuais, sendo vedada a presença física de público externo no local de realização da defesa para evitar a aglomeração de pessoas. Desta forma, os participantes poderão se conectar de casa, de seus escritórios ou de seus laboratórios usando um computador pessoal ou laptop ligado à internet, evitando a aglomeração de pessoas. 

Recomendamos a leitura da Portaria Normativa 03 da PRPPG de 17/03/2020 que estabelece diretrizes básicas para a realização de defesas de Dissertação ou Tese por meio de videoconferência ou outro suporte eletrônico a distância equivalente, nos cursos de pós-graduação stricto sensu no âmbito desta Universidade

Além disso, você deve entrar em contato com teu/tua orientador/a e com a secretaria de teu Programa de Pós-Graduação (por e-mail) para outras instruções. Todos estamos trabalhando virtualmente.

8. Terei aula na Pós-Graduação nesse período?

A resolução do Conselho Universitário que regulamenta a reorganização das atividades acadêmicas, administrativas e eventos no âmbito da Ufes, como medida de prevenção ao Covid-19 estabelece que as aulas presenciais estão suspensas.

Recomendamos acompanhar na página da UFES (www.ufes.br) as atualizações e informações gerais para toda a comunidade universitária.

É encorajado o uso de plataformas virtuais para manutenção das atividades de pesquisa dos cursos de pós-graduação, tais como AVA, Skype, mconf, GoogleHangout e outros. Entretanto, a Resolução do Conselho Universitário veda a realização de aulas por meios virtuais até o dia 29/3, quando as medidas serão novamente discutidas. A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) divulgará, nos próximos dias, as plataformas disponibilizadas pela instituição.

9. Preciso retirar ou entregar um documento na PRPPG, como faço?

As atividades administrativas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) serão realizadas via trabalho remoto. A partir do dia 23 de março estaremos atendendo somente por e-mail. Alertamos que solicitações relacionadas aos serviços prestados pela Pró-Reitoria podem ser encaminhadas por meio eletrônico para o endereço proreitor.prppg [at] ufes.br, que distribuirá as demandas para os servidores responsáveis por cada setor.

10. Preciso retirar meu diploma de Mestre ou Doutor. Como faço?

Aqueles diplomas que já estão prontos podem ser retirados na recepção da PRPPG, favor consultar: http://www.prppg.ufes.br/diplomas-prontos

11. Como ficam as atividades de pesquisa em laboratório?

Recomendamos que as atividades de pesquisa que demandam de uso compartilhado de laboratório sejam reorganizadas por parte dos orientadores e responsáveis por laboratórios, evitando aglomerações e/ou permitindo que estudantes e pesquisadores possam realizar parte das atividades relacionadas ao desenvolvimento do seu projeto em casa, sempre que possível.

12. Como ficará o calendário da Ufes?

Em momento oportuno, a Reitoria comunicará à comunidade universitária.

13. Como faço para contatar um setor da PRPPG:

Para entrar em contato diretamente com os servidores de nossa equipe, verificar na página http://www.prppg.ufes.br/equipe.

14. Sou bolsista no exterior e tenho dúvidas de como proceder. Existem orientações da CAPES sobre o assunto?

Para bolsistas do Print ou candidatos com bolsas já aprovadas e aguardando implementação, a CAPES informa que:

"Tendo em vista que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), a DRI informa que as concessões de bolsas de estudos do Capes/PrInt, com vigência a parr de Março/2020, estão temporariamente suspensas até que se regularize o funcionamento das instuições de ensino e pesquisa no exterior e dos aeroportos internacionais. 

Os Termos de Outorga e as cartas de concessão dos bolsistas que ainda não viajaram serão reemidos após a normalização dessa situação. Dessa forma, a DRI solicita expressamente que os bolsistas somente realizem a viagem após o recebimento dos novos Termos e cartas de concessão.

Sugerimos que orientem os bolsistas vinculados ao programa que entrem em contato com o técnico responsável, via Linha Direta, para as orientações necessárias.

Em decorrência da situação apresentada, o cronograma de indicação de bolsistas descrito no Ocio Circular nº 4/2020/CGBP/DRI/CAPES referente à segunda janela com indicação de 1º a 24 de abril de 2020 está suspenso. Fica mando até o momento as saídas para Setembro referente à janela de indicação de 1º a 19 de junho.

Informamos que os bolsistas que se encontram no exterior tem autorização para retornar antecipadamente ao Brasil, com ônus para a Capes."

Para bolsistas CAPES no exterior a CAPES informa as diretrizes apresentadas na página http://capes.gov.br/36-noticias/10217-capes-mantera-bolsas-no-exterior-durante-coronavirus e as respostas às perguntas frequentes (FAQ) no link http://capes.gov.br/images/novo_portal/documentos/DRI/19032020_FAQ_DRI_B...

 

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