Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa MCTI

A Finep lançou uma Chamada “SOS Equipamentos 2020” que impõe a obrigatoriedade de que o(s) laboratório(s) / equipamento(s) estejam cadastrados na PNIPE - Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa do MCTI (https://pnipe.mctic.gov.br) para poderem ser apoiados.

O fato de o(s) equipamento(s) ter(em) sido adquirido(s) com recursos de convênios com a Finep não implica em que eles sejam automaticamente cadastrados na PNIPE.

O cadastro deve ser feito pela ICT / Laboratório Multiusuário diretamente no site acima.

Além disso, o(s) equipamento(s) nem precisa(m) ter sido adquirido(s) com recurso Finep, bastando estar cadastrado(s) na PNIPE e fora do período de garantia.

Maiores detalhes no edital da Chamada, disponível na página da Finep, e no link da PNIPE

Sobre a plataforma

O que é a Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa – MCTI

A Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa – MCTI (PNIPE) é um instrumento que tem por objetivo mapear e reunir, de maneira sistemática, informações sobre a infraestrutura de pesquisa nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) no País, possibilitando o acesso da comunidade científica/tecnológica e de empresas às instalações laboratoriais e aos equipamentos de pesquisa existentes e promovendo seu uso compartilhado.

Dessa forma a PNIPE pretende:

• Fornecer à comunidade científica e tecnológica o acesso a informações sobre as infraestruturas de pesquisa existentes, sua localização, possibilidades e condições de uso;

• Incentivar o uso compartilhado de recursos e a colaboração entre grupos de pesquisa de diferentes áreas, instituições e regiões, fortalecendo a colaboração entre eles;

• Racionalizar e otimizar o uso de instalações laboratoriais e equipamentos de pesquisa científica, evitando a fragmentação e a duplicação de esforços;

• Fomentar o potencial de inovação das infraestruturas de pesquisa, dando visibilidade junto às empresas das oportunidades oferecidas para melhorar seus produtos e desenvolver novas tecnologias em cooperação; e

• Otimizar o uso de recursos públicos na manutenção preventiva e corretiva das infraestruturas existentes, bem como na construção de novas instalações e aquisição de novos equipamentos.

O que são infraestruturas de pesquisa

Infraestruturas de pesquisa são instalações físicas ou virtuais que fornecem à comunidade científica insumos, equipamentos e serviços para realizar atividades de pesquisa e desenvolvimento experimental (P&D) e fomentar a inovação.

Esse conceito envolve os seguintes elementos:

• Instalações físicas e seus equipamentos e instrumentos utilizados nas atividades de P&D;

• Recursos baseados em conhecimento (como coleções, arquivos e base de dados) utilizados em pesquisas científicas;

• Recursos de tecnologia da informação e comunicação (como grids, redes de alto desempenho e softwares específicos); e

• Qualquer outra infraestrutura de natureza singular utilizada em atividades de P&D.

Essas infraestruturas de pesquisa podem ter localização única ou distribuída ou ainda serem plataformas virtuais, podendo fazer parte de uma rede regional, nacional ou internacional.

São exemplos de infraestruturas de pesquisa: grandes instalações de pesquisa, laboratórios, plantas piloto, biotérios, salas limpas, redes de informática de alto desempenho, bases de dados, coleções, observatórios, telescópios, navios de pesquisa, reservas e estações experimentais, entre outras.

Tags: 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910