XIX Congresso de Estudos Literários e I Congresso de Libras

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) organiza a XIX edição do Congresso de Estudos Literários e o I Congresso de Libras, a se realizarem nos dias 20 e 21 de novembro de 2017 no Campus de Goiabeiras da Ufes, em Vitória.

Baseado em uma das linhas de pesquisa do PPGL, “Literatura, alteridade e sociedade” (LAS), cuja ementa implica o estudo e pesquisa de questões de classe, gênero e étnico-raciais, os eventos pretendem reunir professores, pesquisadores e estudiosos, de modo a favorecer discussões atualizadas sobre as múltiplas formas de produção, publicação, circulação, recepção e apropriação da literatura e da arte, da teoria e da crítica feitas por mulheres, a partir de diferentes abordagens, recortes e metodologias.

O objetivo é colocar em debate e dar visibilidade a um fato que se perpetua, com maior ou menor intensidade conforme o tempo e o contexto, ao longo dos séculos: o abafamento, o silenciamento, a opressão da escrita e da criação da mulher – e, portanto, de sua voz, de seu pensamento, de seu modo de interpretar o mundo, seja em termos crítico-teóricos, seja em termos artísticos. Se, no presente, essa condição parece se atenuar ou mesmo, em alguns lugares, desaparecer, forçoso é reconhecer que ainda hoje (e muito mais se retroagimos no tempo) tal condição prevalece.

As inscrições para o XIX Congresso de Estudos Literários e para o I Congresso de Libras serão realizadas apenas via e-mail: xixcel.mulheres [at] gmail.com

Programação completa