Emissão e Registro de Certificados

A solicitação de emissão e registro de Certificados de Cursos de Especialização e de Aperfeiçoamento deve ser feita mediante encaminhamento de processo à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação pelo Departamento.

É necessário que a data de início do Curso de Especialização ou Aperfeiçoamento seja posterior à data de conclusão do Curso de Graduação indicada no Diploma de Graduação.

O processo deverá conter os documentos listados abaixo e as cópias de documentos devem ser legíveis e os dados do histórico - nome completo, número de identidade, data de nascimento, etc. - devem ser os mesmos constantes nos respectivos documentos.

1) Requerimento assinado pelo Coordenador do Curso conforme modelo.

Coordenador e Secretário(a) devem conferir detalhadamente se os dados pessoais, acadêmicos e de contato do aluno indicados no requerimento estão corretos.

2) Cópia da Carteira de Identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública ou por órgão militar.

ATENÇÃO:

a) A CERTIDÃO DE CASAMENTO deve estar atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es).

b) A certidão de nascimento deve estar atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es).

3) Certidão de quitação eleitoral (disponível no link).

4) Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório (dispensável para mulheres e para homens que completam 46 anos no presente ano).

5) Cópia do Diploma de Graduação registrado.

6) Nada consta da Biblioteca Central ou da Setorial. (Exceto para os cursos oferecidos à distância)

7) Histórico Escolar conforme Modelo (em três vias) do curso de Especialização.

As cópias do Histórico, para não serem danificadas e estarem inteiramente legíveis, não poderão ser grampeadas e/ou furadas, pois duas delas serão retidas para arquivo e a outra será entregue ao aluno, acompanhando o Certificado de Pós-Graduação.

No histórico deverá constar a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que estabelece os parâmetros gerais a serem seguidos nos Cursos.

A resolução que deverá ser citada no histórico variará de acordo com a data de início do Curso de Especialização ou Aperfeiçoamento, conforme orientação abaixo:

Resolução CFE N° 12 de 6 de Outubro de 1983 para cursos iniciados a partir de 27/10/1983.

Resolução CES/CNE N° 03 de 5 de Outubro de 1999 para cursos iniciados a partir de 07/10/1999.

Resolução CES/CNE N° 01 de 3 de Abril de 2001 para cursos iniciados a partir de 09/04/2001.

Resolução CES/CNE N° 01 de 8 de Junho de 2007 para cursos iniciados a partir de 08/06/2007.

Modelos

1. Requerimento de Certificado de Especialização  NOVO (Editável)

2. Modelo de Hstórico Escolar do curso de Especialização.