Instituto de Inovação Tecnológica – INIT

Apresentação:

O Instituto de Inovação Tecnológica (INIT) é o órgão responsável pela gestão da propriedade intelectual gerada na universidade. Dessa maneira, o pesquisador da UFES conta com o instituto para proteger suas pesquisas e invenções.

O INIT é formado por uma equipe multidisciplinar constituída por profissionais capacitados e qualificados para a execução das atividades relacionadas à Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica.

É importante ressaltar que as informações técnicas e confidenciais provenientes das atividades e projetos desenvolvidos na UFES, submetidas ao INIT, devem ser mantidas em sigilo e deverão ser objeto do Termo de Confidencialidade e Sigilo. Em função disto, todos os integrantes do INIT assinaram o referido Termo no que diz respeito às informações a que têm acesso.

Objetivo:

Implementar a política de inovação tecnológica, em conformidade com a Lei de Inovação (Lei n°10.973/2004), na Universidade Federal do Espírito Santo. Esta política visa fortalecer as parcerias da UFES com empresas, órgãos de governo e demais organizações da sociedade, criando oportunidades para que as atividades de ensino e pesquisa se beneficiem dessas parcerias objetivando o desenvolvimento econômico e social do país.

Atividades:

1. Avaliamos produtos e processos decorrentes de atividades, projetos de pesquisa e de inovação realizadas na UFES. Opinamos sobre a conveniência de se promover sua proteção, assim como, quanto à conveniência de sua divulgação;

2. Levamos a registro ou depósito de propriedade intelectual, quando achamos pertinente, os produtos resultantes de atividades de pesquisa e de inovação realizadas na UFES por seus docentes, servidores técnico-administrativos, alunos e colaboradores;

3. Acompanhamos os pedidos de proteção a propriedade intelectual da UFES;

4. Mantemos os títulos de proteção a propriedade intelectual da UFES;

5. Intermediamos a celebração de contratos de licenciamento, de transferência de tecnologia e de parceria com terceiras entidades, para a outorga de direito de uso ou de exploração de criações desenvolvidas na UFES;

6. Estabelecemos mecanismos de cooperação como convênios, programas ou linhas de pesquisa com outras universidades, centros de pesquisa e instituições públicas e privadas;

7. Promovemos eventos, tais como palestras, cursos, seminários, oficinas (workshops) e outros, relacionados com a política de inovação da UFES;

8. Divulgamos os resultados dos estudos, pesquisas e criações desenvolvidas no âmbito da política de inovação da UFES, fomentando parcerias com interessados em nossas tecnologias;

9. Prestamos serviços de consultoria em proteção de propriedade intelectual, licenciamento e transferência de tecnologia;

10. Zelamos pela política institucional de estímulo à proteção da propriedade intelectual e de transferência de tecnologia.

Endereço:

Instituto de Inovação Tecnológica - INIT

PRPPG/UFES

Av. Fernando Ferrari, 514

29075-910 - Vitória - ES

Fax: (27) 4009 2438

E-mail: init.UFES [at] gmail.com

Direção:

Prof. Antonio Alberto Ribeiro Fernandes http://lattes.cnpq.br/4696507759154477

Graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrado (1982) e doutorado (1988) em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia. Pós-doutorado na Universidade da Califórnia (1990-92). Foi coordenador Geral de Micro e Nanotecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia, Professor Associado II da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada e Biotecnologia. Atualmente é o Diretor do Instituto de Inovação da UFES, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (Mestrado e Doutorado) da UFES e Membro do Conselho Científico-Administrativo da FAPES.

E-mail: alberto.init [at] gmail.com

Corpo Técnico:

José Carlos Fundão Farias

Técnico Administrativo Educacional

Graduado em Ciências Contábeis pela FUNCAB - Faculdade de Ciências Economicas (1992), com especialização em Administração estratégica (Faesa - 1993), Planejamento Estratégico e Sistemas de Informação (Puc MG - 1996) e Agente de Difusão e Inovação Tecnológica (CNPQ/UFES - 1997). Atuou como coordenador da Representação Estadual do INPI - Instituto Nacional da Propriedade Insdustrial e atualmente exerce função administrativa junto ao INIT - Intituto de Inovação Tecnológica da UFES.

E-mail: josecarlos.init [at] gmail.com