Professores Visitantes UFES/MEC

A contratação de professor visitante por tempo determinado pela UFES é regida de acordo com a Resolução nº 38/2005 e ocorre mediante demanda justificada pelos departamentos solicitantes.

Intercâmbios e convênios entre a UFES e agências de fomento à pesquisa e aperfeiçoamento de pessoal de nível superior como CNPq e CAPES, também viabilizam a vinda de professores visitantes e de pós-doutorandos.

Contratação pela UFES

A contratação de professor visitante pela UFES será solicitada pelo Departamento interessado, com anuência do Conselho Departamental do respectivo Centro, à Câmara de Pós-Graduação da UFES.

A Câmara de Pós-Graduação da UFES deverá elaborar uma lista de classificação dos departamentos que contemple a ordem decrescente de prioridade de contratação de professor visitante.

O Departamento classificado deverá, com anuência do Conselho Departamental do respectivo Centro, até o dia 31 (trinta e um) de outubro do ano anterior ao de início do contrato, encaminhar à Câmara de Pós-graduação da UFES a solicitação de contratação de professor visitante.

Caberá à Câmara de Pós-graduação da UFES analisar as solicitações, determinar os departamentos com direito à contratação e encaminhar, no período de 1º (primeiro) a 30 (trinta) de novembro, a sua decisão ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE.

Os Departamentos serão contemplados por ordem de classificação e de acordo com a disponibilidade orçamentária verificada junto aos órgãos competentes do Governo Federal.

Caberá ao Departamento de Recursos Humanos – DRH/UFES providenciar as condições necessárias para a viabilização das contratações para o ano pleiteado pelo departamento solicitante.

O professor visitante deverá, necessariamente, ser portador do título de doutor ou equivalente e possuir notória capacidade acadêmica e científica em sua área de conhecimento, que será comprovada por meio de análise do seu “curriculum vitae".

O contrato de professor visitante será feito, preferencialmente, em regime de dedicação exclusiva, devendo ser este o critério utilizado para desempate de julgamento.

A contratação de professor visitante brasileiro poderá ser feita pelo período máximo estabelecido pela legislação vigente. A contratação de professor visitante estrangeiro será feita inicialmente pelo período máximo de 01 (um) ano, podendo ter renovações de igual período até o limite máximo estabelecido pela legislação vigente.

Para que professores visitantes e/ou pós-doutorandos em geral possam ter acesso aos serviços do Restaurante Universitário/RU, Bibliotecas, Portal de Periódicos da CAPES, e a outros apoios do Núcleo de Processamento de Dados/NPD, é necessário enviar à PRPPG uma solicitação para tal acesso, que será reencaminhada aos referidos setores.

Essa solicitação deve ser entregue em cópia impressa na secretaria da PRPPG e também enviada por e-mail (patricia.pereira [at] ufes.br), contendo dados como Nome e Nº de CPF (no caso de professor/pesquisador estrangeiro, colocar o Nº do Passaporte), conforme modelo.

Formulários

  1. Formulário para solicitação de acesso do professor visitante à serviços.
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910