Solicitação de Emissão e Registro de Diplomas

A solicitação de emissão e registro de diplomas de Mestrado e Doutorado deve ser feita mediante encaminhamento de processo à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação contendo os documentos listados abaixo. Observar que as cópias devem ser legíveis, e que os dados do histórico (nome completo, número de identidade, data de nascimento, etc.) devem ser os mesmos constantes nos respectivos documentos.

1) Requerimento assinado pelo Aluno e pelo Coordenador do Programa.  Nesse requerimento o Aluno e o Coordenador (com a ajuda do Secretário) devem conferir se a relação de documentos está completa e assinar informando que os dados estão conferidos e corretos. (Anexo)

OBSERVAÇÃO: em caso de segunda via de diploma, apresentar original do boleto de pagamento da taxa

Pagamento da taxa:

a) Valor: R$ 80,00 para mestrado e R$ 100,00 para doutorado (Resolução 58/2012 CUn / UFES).

b) Acessar: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp

Unidade Gestora (UG): 153046

Gestão: 15225

Nome da Unidade: Universidade Federal do Espírito Santo (Automático)

Código de Recolhimento: Selecione a opção 28927-2 (Taxa de registro de diplomas).

Clique em avançar e na página seguinte preencha apenas os campos obrigatórios conforme abaixo:

Número de Referência: 15350200250000016

CNPJ ou CPF do Contribuinte: Preencher somente com números

Nome do Contribuinte: Preencher com seu nome

Valor Principal: R$ 80,00 para mestrado e R$ 100,00 para doutorado (digite apenas números).

Valor Total: Repetir o valor principal R$ 80,00 para mestrado e R$ 100,00 para doutorado (digite apenas números).

Selecione uma opção de geração da GRU.

2) Cópia da Carteira de Identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública.

ATENÇÃO:

a) Além da carteira de identidade, é necessária a apresentação da certidão de nascimento ou casamento

b) A Certidão de Casamento deve estar atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es).

c) A Certidão de Nascimento atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es).

3) Cópia dos comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve), ou Certidão de Quitação Eleitoral.

OBS: A Certidão de Quitação Eleitoral pode ser obtida no sítio do TSE, sendo que somente será possível emiti-la se:

a) não houver divergência entre os dados informados e aqueles registrados no Cadastro Eleitoral;

b) não existir restrição no histórico de sua inscrição (por exemplo, ausência não justificada às eleições);

c) todos os campos do formulário forem preenchidos.

4) Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, apenas para os requerentes do sexo masculino até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos.

5) Cópia do Diploma de Graduação (frente e verso);

OBS: Particularmente, é importante verificar que a data de início do Curso é posterior à data de conclusão do Curso de Graduação, que é fornecida no Diploma de Graduação (é por isso que é pedida a cópia desse diploma).

6) Nada consta da Biblioteca Central e da Setorial (se houver)

OBSERVAÇÕES:

a) Deve-se verificar e certificar que a cópia digital da Dissertação ou Tese foi devidamente entregue e incluída no sistema SAPPG;

b) Deve-se atestar que uma cópia impressa da Dissertação ou Tese foi entregue na Biblioteca Central.

7) Histórico Escolar (em três vias) do curso de mestrado ou doutorado com assinatura e carimbo do Coordenador (as cópias do Histórico, para não serem danificadas e estarem inteiramente legíveis, NÃO poderão ser grampeadas, furadas, e/ou carimbadas como página do processo, pois uma delas será retida para arquivo e as outras duas serão entregues ao aluno, acompanhando o Diploma de Pós-Graduação).

8) Cópia da Ata de Defesa da Dissertação/Tese.

OBSERVAÇÃO: De acordo com a resolução  n°37/2012 - CONSUNI, é obrigatória a apresentação do documento "NADA CONSTA" da biblioteca central para a retirada do diploma.

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