Comitês de Ética em Pesquisa

O comitê de ética em pesquisa (CEP) é um órgão institucional que tem por objetivo proteger o bem-estar dos indivíduos pesquisados. É um comitê interdisciplinar, constituído por profissionais de diversas áreas, além de pelo menos um representante da comunidade, que tem por função avaliar os projetos de pesquisa que envolvam a participação de seres humanos.

Para o enfrentamento deste desafio, entretanto, é também indispensável que pesquisadores e estudantes não entendam o envio de seus projetos ao CEP como uma mera tarefa burocrática, uma simples etapa a mais que foi criada e que deve ser superada com o mínimo de problemas possível para que eles possam realizar suas pesquisas, mas do estabelecimento do diálogo com pesquisadores e alunos para a ratificação do compromisso institucional com o conhecimento científico, socialmente relevante e eticamente estabelecido sobre os problemas de saúde de nossa população.

Imbuídos deste espírito convidamos a todos os pesquisadores e estudantes da UFES a contribuírem ao exercício da ética no ensino-pesquisa com seres humanos enviando seus projetos bem como os relatórios de andamento das pesquisas.