Bolsas Doutorado Sanduíche SWE – CNPq

O SWE é o Programa de bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior fornecidas pelo CNPq.

Os alunos do curso de doutorado que desejarem concorrer a esta modalidade de bolsa, devem acessar o sítio do CNPq (link). A Solicitação é feita diretamente pelo aluno ao CNPq.

Fornecemos abaixo um resumo encontrado no sítio acima:

Para concorrer o candidato deverá estar formalmente matriculado em curso de doutorado no Brasil com conceito 6 ou 7 da Capes; ou matriculado em curso 5 se não houver curso com conceito superior; ou matriculado em cursos com conceito 4 ou 5 desde que o orientador seja bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. E atender aos demais requisitos abaixo:

a) estar matriculado há mais de um ano no curso de doutorado;

b) não ser aposentado;

c) ter conhecimento do idioma utilizado na instituição de destino;

d) ter anuência do coordenador do curso e dos orientadores no País e no exterior.

e) ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil.

O Programa tem duração de 3 (três) a 12 (doze) meses, prorrogável. A duração total da bolsa é limitada a um ano.

NOTA: o prazo total da bolsa de Doutorado no País não pode ultrapassar 48 meses, incluído o período do Doutorado Sanduíche no Exterior.

Alunos do curso de doutorado que desejarem concorrer a esta modalidade de bolsa, devem acessar o sítio do CNPq (link) e informar-se sobre os procedimentos para solicitação e outras informações pertinentes. A Solicitação é feita diretamente pelo aluno ao CNPq.