Emissão e registro de diplomas

A solicitação de emissão e registro de diplomas de Mestrado e Doutorado deve ser feita mediante encaminhamento de processo à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação contendo os documentos listados abaixo. Observar que as cópias devem ser legíveis, e que os dados do histórico (nome completo, número de identidade, data de nascimento, etc.) devem ser os mesmos constantes nos respectivos documentos.

1) Requerimento assinado pelo Aluno e pelo Coordenador do Programa.  Nesse requerimento o Aluno e o Coordenador (com a ajuda do Secretário) devem conferir se a relação de documentos está completa e assinar informando que os dados estão conferidos e corretos. (Anexo)

2) Cópia da Carteira de Identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública.

3) Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento atualizada.

4) Cópia dos comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve), ou Certidão de Quitação Eleitoral.

OBS: A Certidão de Quitação Eleitoral pode ser obtida no sítio do TSE:http://www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/quitacao.htm , sendo que somente será possível emiti-la se:
a) não houver divergência entre os dados informados e aqueles registrados no Cadastro Eleitoral;
b) não existir restrição no histórico de sua inscrição (por exemplo, ausência não justificada às eleições);
c) todos os campos do formulário forem preenchidos.

5) Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, apenas para os requerentes do sexo masculino até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos.

6) Cópia do Diploma de Graduação (frente e verso);

OBS: Particularmente, é importante verificar que a data de início do Curso é posterior à data de conclusão do Curso de Graduação, que é fornecida no Diploma de Graduação (é por isso que é pedida a cópia desse diploma).

6) Nada consta da Biblioteca Central e da Setorial (se houver)

OBSERVAÇÕES:

a) Deve-se verificar e certificar que a cópia digital da Dissertação ou Tese foi devidamente entregue e incluída no sistema SAPPG;

b) Deve-se atestar que uma cópia impressa da Dissertação ou Tese foi entregue na Biblioteca Central.

7) Histórico Escolar (em três vias) do curso de mestrado ou doutorado com assinatura e carimbo do Coordenador (as cópias do Histórico, para não serem danificadas e estarem inteiramente legíveis, NÃO poderão ser grampeadas, furadas, e/ou carimbadas como página do processo, pois uma delas será retida para arquivo e as outras duas serão entregues ao aluno, acompanhando o Diploma de Pós-Graduação).

8) Cópia da Ata de Defesa da Dissertação/Tese.

OBSERVAÇÃO: De acordo com a resolução  n°37/2012 - CONSUNI, é obrigatória a apresentação do documento "NADA CONSTA" da biblioteca central para a retirada do diploma.