Bolsas CAPES, CNPq, FAPES e outras

A CAPES concede bolsas de Pós-Doutorado no Brasil visando estimular a formação de recursos humanos de alto nível, consolidando assim os padrões de excelência imprescindíveis ao desenvolvimento do nosso país.

A concessão de bolsas de Pós-Doutorado no país se enquadra no Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), que integra pesquisas desenvolvidas entre universidades e empresas, estimulando a atuação de recém-doutores em projetos de desenvolvimento científico em áreas estratégicas, a formação de recursos humanos e a inovação tecnológica. Para ter acesso aos editais e normas do PNPD, clique aqui

Para complementar os esforços dos cursos de pós-graduação no Brasil, a CAPES concede ainda bolsas de estudo no exterior, alimentando assim os meios acadêmico e de pesquisa do país com recursos humanos de alto nível.

Veja a seguir os programas que a CAPES mantém no exterior nos níveis Doutorado e Pós-Doutorado:

- Doutorado Pleno;

- Estágio de Doutorando - PDEE (sanduíche/sandwich);

- Estágio de Doutorando - Balcão (sanduíche/sandwich);

- Estágio Pós-Doutoral;

- Estágio Sênior.

Dentre as diversas modalidades de bolsas para pesquisadores doutores, há as bolsas de 1 a 3 meses de estadia. Para a solicitação deve-se observar um calendário. Em geral os pedidos devem ser solicitados com cerca de 120 a 150 dias de antecedência, e envolvem a execução de uma pesquisa com algum grupo que tenha pesquisadores de boa ou muito boa qualidade.

Nessa modalidade, a CAPES exige uma carta convite (ou e-mail) do pesquisador principal do grupo estrangeiro, seu currículo (enfocando principalmente as publicações) e um plano de trabalho inicial para a estadia.

Além das modalidades descritas acima, a Capes ainda apoia a apresentação de trabalhos científicos de professores e pesquisadores em eventos no exterior, e mantém também um programa de Cooperação Internacional através de acordos bilaterais e parcerias universitárias binacionais com fundações de apoio à pesquisa e universidades de países como Espanha, Estados Unidos e Cuba, que concede bolsas de doutorado e pós-doutorado.

Todas as informações a respeito podem ser obtidas aqui ou aqui