Bolsas CAPES Professores Visitantes e Pós-Docs

O Programa Cooperação Internacional da CAPES busca apoiar os grupos de pesquisa brasileiros por meio do intercâmbio internacional e funciona através de acordos bilaterais que fomentam projetos conjuntos de pesquisa entre grupos brasileiros e estrangeiros.

A CAPES financia missões de trabalho (intercâmbio de professores) e bolsas de estudo (intercâmbio de alunos) e possui também, programas de parcerias universitárias binacionais. Estes programas foram iniciados em 2001 e objetivam, principalmente, o aumento do intercâmbio de estudantes de graduação, além de fomentar o intercâmbio de alunos de pós-graduação e professores.

As parcerias são implementadas entre universidades brasileiras e estrangeiras, sendo fundamental a garantia do reconhecimento mútuo dos créditos aos alunos na área escolhida pelo projeto. O programa busca ainda a aproximação das estruturas curriculares dentre as instituições e cursos participantes.

Atualmente, a Capes mantém acordos internacionais com Alemanha, Argentina, Chile, China, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Portugal, Timor-Leste, Uruguai e Multinacional.

O Programa Professor Visitante Estrangeiro (PVE) apoia visitas de média ou longa duração, de professores do exterior convidados por cursos de doutorado de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

Os benefícios oferecidos para o professor visitante nas universidades anfitriãs brasileiras são:

- Concessão de bolsa;

- Passagem aérea;

- Auxílio instalação.

A duração da visita varia de 4 a 12 meses e há 2 (dois) processos seletivos anuais.

O acesso aos editais, formulários e demais documentos relativos ao Programa estão disponíveis aqui.

Pós-Docs

O Programa Cooperação Internacional da CAPES também age atraindo pesquisadores de universidades estrangeiras para a realização de pós-doutorado no Brasil.

Entre os programas de concessão de bolsas e benefícios da Capes a pesquisadores de outros países que desejem realizar pós-doutorado no Brasil estão:

- CAPES/MINCyT (Acordo Brasil/Argentina);

- Centros Associados - CAPG e Centros Associados – CAFP (Acordo Brasil/Argentina);

- Programa Binacional de Terapia Celular – PROBITEC (Acordo Brasil/Argentina)

- Programa Capes/WBI - Projetos Conjuntos de Pesquisa (Acordo Brasil/Bélgica)

- Programa CAPES/MES/Cuba – Docentes e Programa CAPES/MES/Cuba - Projetos (Acordos Brasil/Cuba);

- Programa CAPES/Cofecub (Acordo Brasil/França);

- Programa Capes/Fundação Agrópolis (Acordo Brasil/França);

- Programa Capes/Udelar – Projetos (Acordo Brasil/Uruguai);

- Programa Escola de Altos Estudos (Multinacional).

Mais informações sobre os programas e editais estão disponíveis aqui.