Matrícula e Atualização do SAPPG

1) SAPPG é o Sistema Acadêmico de Pesquisa e Pós-Graduação, informatizado, onde são efetuados e mantidos os registros acadêmicos dos alunos de Pós-Graduação e outros dados dos Programas de Pós-Graduação (cf. Art. 8° do Regulamento de Pós-Graduação).

Intranet SAPPG

Tutorial para sincronia de senhas entre o Portal do Professor e o SAPPG

Suporte ao sistema: suporte.prppg [at] gmail.com

2) Após a 1ª matrícula, que formaliza o ingresso do aluno do Programa, o aluno deverá ser rematriculado semestralmente. A vinculação do aluno a um Curso encerra-se no caso de conclusão (defesa de dissertação ou tese), abandono (o aluno não faz a rematrícula) ou jubilamento (ultrapassa o prazo máximo para defesa de dissertação ou tese).

3) A UFES precisa realizar, a cada semestre, um levantamento dos dados dos Programas. Portanto, o SAPPG deve ser atualizado até 15 de julho e 15 de janeiro para verificar os indicadores do 1º e do 2º período de cada ano. Os principais indicadores a serem levantados são:

- Alunos matriculados

- Disciplinas ofertadas (incluindo carga horária, número de alunos matriculados e concludentes e professores envolvidos)

- Defesas de dissertações e teses ocorridas

- Alunos em situação de abandono ou jubilados

4) Em cada Programa de Pós-Graduação deve existir uma Comissão de Bolsas eleita pelo Colegiado Acadêmico. Os alunos de pós-graduação devem ter um representante nessa comissão. Compete à comissão elaborar as normas e critérios para a distribuição interna de bolsas, respeitando-se sempre as normas gerais estabelecidas por cada órgão ou agência que concede as bolsas.

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