Capes divulga novos editais em parceria com a França nas áreas de Engenharia e Ciências Agronômicas, Agroalimentares e Veterinária

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta quinta-feira, 24, dois editais para seleção de projetos de parcerias universitárias, exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio entre Brasil e França e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes.

Brafitec
O programa consiste na seleção de projetos de parcerias universitárias em todas as especialidades de Engenharia. As propostas que cumprirem os requisitos descritos no edital devem ser inscritas na página do programa até 30 de janeiro de 2017. A elas, devem ser anexados os documentos solicitados. A proposta em francês deverá ser encaminhada para o link disponibilizado na página do Conférence des Directeurs des Écoles Françaises d'Ingénieurs(CDEFI).

É prevista a aprovação de até 15 projetos, podendo haver alteração deste quantitativo mediante decisão conjunta entre as agências financiadoras e disponibilidade orçamentária. O resultado e o início das atividades estão previstos para acontecer a partir de março de 2017.

Brafagri
O programa consiste em projetos de parcerias universitárias nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária, disciplinas correlatas. As propostas que cumprirem os requisitos descritos no edital devem ser inscritas até 30 de janeiro de 2017, na página do programa. Na França, a entidade responsável pelo programa é a Direction Générale de l'Enseignement et de la Recherche du Ministère de l'Agriculture et de la Pêche (DGER).

É prevista a aprovação de até dez projetos, podendo haver alteração deste quantitativo, mediante decisão em reunião conjunta entre as agências e disponibilidade orçamentária. O resultado e o início das atividades estão previstos para acontecer a partir de março de 2017.

Benefícios
Em ambos os programas, cada proposta de projeto de parceria universitária deverá planejar suas atividades considerando a duração de dois anos, podendo ser prorrogada por mais dois. Às propostas selecionadas estão previstos recursos para missões de trabalho, missões de estudo e materiais de custeio.

Fonte: CCS/Capes