Curso de comunicação e escrita criativa 2023 - ACS Publications

A Divisão de Publicações https://pubs.acs.org/ da American Chemical Society (ACS) tem a satisfação de convidá-las(os) para a quarta edição do Curso de Comunicação e Escrita Científica!

Objetivos: A comunicação científica eficiente é essencial para o pesquisador, podendo ser um diferencial em sua carreira. Neste curso, serão abordados os aspectos mais relevantes para comunicação e a escrita científica, incluindo a estruturação de um manuscrito/artigo científico, com recomendações sobre pontos essenciais considerados por editores. Na edição deste ano, traremos uma visão detalhada sobre o uso da Inteligência Artificial (como o ChatGPT) para a escrita científica e seu impacto no ensino e aprendizagem. Também será abordado o movimento Open Access no Brasil e no mundo.

Palestrante:
Prof. Dr.Osvaldo Novais de Oliveira Junior*, Editor Executivo da revista ACS Applied Materials & Interfaces e Diretor do Instituto de Física da USP – São Carlos/SP

*Físico de formação, com doutorado na University of Wales, Bangor - Reino Unido, e Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Publicou cerca de 680 artigos em periódicos especializados, 23 capítulos de livros, 2 livros de divulgação científica, 1 livro sobre escrita científica em inglês, 3 livros com coletâneas sobre nanotecnologia, tendo submetido 12 pedidos de patentes. Tais trabalhos receberam cerca de 18.300 citações (fator h = 61) na Web of Science e 27.900 citações (h= 77) no Google Scholar (dados de junho de 2023). É membro fundador do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) entre 2016 e 2020, e é Presidente da International Union of Materials Research Societies (IUMRS). É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências da América Latina. Recebeu o Prêmio Scopus 2006, outorgado pela Elsevier do Brasil e a Capes, como um dos 16 pesquisadores brasileiros com maior produção científica.

Cronograma do curso:
Aula 1 -  25 de Outubro/2023, das 15h às 16h30: Sobre a anatomia de um artigo científico: descrição detalhada das várias seções de um artigo e o que devem conter. Ênfase especial para resumos;
Aula 2 - 01 de Novembro/2023,  das 15h às 16h30: Estratégias para aprender inglês acadêmico para não-nativos e uso de inteligência artificial;
Aula 3 - 09 de Novembro/2023, das 15h às 16h30: 10 dicas para escrever seu artigo científico.

Link para inscrição**:

**Link único e válido para os 3 dias do evento.

O curso aplica-se a todas as áreas científicas. Será online, totalmente gratuito e ministrado em português.

IMPORTANTE: A sala do zoom tem capacidade para até 3 mil participantes simultâneos. Ao atingir esse número, os demais participantes poderão acompanhar o curso via live (streaming) através da página https://bit.ly/3TR1jSc

Quanto aos certificados, serão emitidos após 09/12 a todos que participarem integralmente do curso (3 aulas). As gravações e eventuais anexos serão enviados a todos os inscritos também após esta data (09 de Dezembro).

Dúvidas e informações, por favor, entre em contato através dos e-mails mgrassi [at] acs-i.org ou v_junior [at] acs.org.