Edital MIDR Chamamento Público Nº 1: Economia Azul

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) divulga Edital de Chamamento Público Nº 1, de 6 de setembro de 2023, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O presente Edital tem por objeto a seleção de universidades federais e institutos federais, que possuam cursos de nível superior, da rede de Instituições Federais de Ensino Superior - IFES, para parceria via Termos de Execução Descentralizada, em propostas que tenham como objetivo de apoiar projetos de pesquisa, extensão e desenvolvimento científico e tecnológico relacionados à:

1. Oportunidades e desafios para o desenvolvimento regional, baseado em economia azul na zona costeira brasileira;
  2. Desenvolvimento de estratégias para gestão municipal em municípios costeiros, considerando potencialidades de desenvolvimento regional associados à economia azul, instrumentos de gestão costeira e de resiliência climática;
  3. Desenvolvimento de estratégias ao cooperativismo de plataforma associado à economia azul e ao desenvolvimento regional.

Essas pesquisas devem estar alinhadas a Política Nacional de Desenvolvimento Regional e a Política Nacional de Recursos do Mar; e às metas pertinentes aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS.

Prazo para envio das propostas: 10 de novembro de 2023