Fapes apresenta editais de inovação para a comunidade acadêmica da Ufes

Alunos e professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) terão a oportunidade de conhecer as chamadas públicas voltadas à inovação e à tecnologia a serem lançadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) nos próximos meses.

O encontro será realizado no dia 16 de outubro, quarta-feira, às 14 horas, no auditório do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos (LabPetro), localizado no campus de Goiabeiras.

Entre os editais, está o do Programa Centelha ES, com inscrições abertas até 25 de outubro, que oferece recursos financeiros de até R$ 60 mil por projeto contemplado e capacitações para transformar ideias em negócios de sucesso.

Os recursos para as chamadas são provenientes do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) ou resultados de parcerias com a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) e agências federais de fomento.

No cenário da inovação, estão listadas ações voltadas ao desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo, com uma versão capixaba do Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development (SEED) para apoiar atividades de aceleração, projetos inovadores e startups com modelo de negócio ou produto já testados. Soma-se a isso a estruturação da Fábrica de Ideias para instalação de um hub de inovação.

Em relação às inovações tecnológicas, diversos editais serão lançados, com a MCI, para apoiar negócios inovadores nas áreas de alimentos e bebidas, rochas, metalmecânica, gestão na Indústria 4.0 e spin offs. Além disso, o Governo do Estado selecionará e apoiará projetos de startups que ofereçam soluções para desafios da gestão pública por meio do Programa PitchGov.

Mike Figueiredo

Assessoria de Comunicação - FAPES