Universo no Parque apresenta a Palestra "O que são ondas gravitacionais"

Dia 08/02 (sábado), às 18 horas, na Concha Acústica do Parque Moscoso e Dia 09/02 (domingo) às 11 horas, no auditório principal do Parque da Vale.

O projeto "Universo no Parque" visa apresentar palestras de divulgação científica em espaços públicos.

Ele é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo) e do Núcleo Cosmo-ufes, contando também com a participação do Planetário de Vitória.

A Palestra "O que são ondas gravitacionais" será ministrada pelo prof. Júnior Toniato Diniz (PPGCosmo/Cosmo-ufes/UFES).

Resumo: Uma onda é um dos fenômenos físicos mais importante que existe. Estão por trás de efeitos que presenciamos rotineiramente, como o som e a luz, e nos permitem desenvolver tecnologias que impactam nossas vidas diariamente, como a internet. As ondas gravitacionais foram previstas teoricamente por Einstein e, somente cerca de 100 anos depois, pode-se verificar sua existência. Tal feito é de tão grande relevância que em 2016 foi agraciado com o prêmio Nobel de Física.
Com elas, podemos enxergar mais longe no universo, ou até mesmo o que nos é invisível aos olhos, como os buracos negros. Vamos juntos passear pela física para entendermos o que são essas ondas gravitacionais e as maravilhas que elas nos trazem.

Para mais informações, visite www.cosmo-ufes.org