Ajuda de Custo e Reembolso

Ajuda de Custo

Ajuda de custo é a modalidade de auxílio para custear despesas com hospedagem, alimentação e locomoção, concedida somente a alunos para apresentação de trabalho em evento científico, bem como para realização de atividades inerentes a sua pesquisa de dissertação/tese.

Os alunos de mestrados acadêmicos e doutorados poderão receber o auxílio tanto pelo PAPETEC quanto pelo recurso PROAP/CAPES do respectivo programa, mas não cumulativamente.

Os pedidos de ajuda de custo deverão ser feitos exclusivamente por meio de protocolado e chegarem à PRPPG com no mínimo 20 (vinte) dias de antecedência da data do compromisso.

PAPETEC - Ajuda de Custo

Os alunos de graduação e de mestrado profissional receberão esse auxílio somente por meio do PAPETEC, com a observância das suas regras e conforme disponibilidade de recurso. O valor da ajuda de custo paga com essa verba é de 2,5 diárias para o local de destino. No entanto, essa regra pode ser alterada de acordo com o interesse da Administração ou a disponibilidade orçamentária.

PROAP/CAPES - Ajuda de Custo

O valor da ajuda de custo, no país ou no exterior, será estipulado pelo coordenador ou colegiado do programa de pós-graduação, no caso de uso da verba PROAP/CAPES. O valor limite é o que receberia (em diárias) um professor para participar do mesmo evento, no mesmo local (cidade ou país) e durante o mesmo período de tempo.

As solicitações de ajuda de custo PAPETEC e PROAP/CAPES deverão conter os seguintes itens:

1) Formulário devidamente preenchido.

2) Folha de divulgação do evento e documento comprobatório de aceite de trabalho para apresentação (somente para o caso de participação em evento) ou documento que comprove o agendamento da atividade a ser realizada (agendamento de visita, agendamento de uso de laboratório, matrícula em disciplina, etc.).

3) Comprovante de cadastro na plataforma SUCUPIRA do discente (ficha de inscrição).

NÃO É NECESSÁRIO JUNTAR AO PROTOCOLADO cópia do trabalho a ser apresentado, nem sua página inicial.

Se a viagem não for realizada, deverá ser feita a devolução do valor já recebido. Para tanto, o Setor Financeiro da PRPPG deverá ser formalmente comunicado do motivo da não realização da viagem que a partir de então providenciará uma Guia de Recolhimento da União – GRU para ser encaminhada à secretaria do programa. Essa solicitará ao beneficiário que faça o pagamento e, em seguida, enviará o comprovante ao Setor Financeiro da PRPPG.

Reembolso

O reembolso destina-se a ressarcir professores e alunos pelo valor pago a título de taxa de inscrição em eventos científicos, quando tiver trabalho aceito para apresentação, ou para publicação de trabalhos científicos. A simples submissão só será reembolsada se o trabalho for aceito para apresentação ou publicação.

Todos os alunos (graduação e pós-graduação), professores e técnicos podem receber esse auxílio somente por meio da portaria normativa N°01/2013, conforme disponibilidade de recurso. Nesse caso, não há ressarcimento do valor pago a título de submissão, mesmo que o trabalho seja aceito.

Para os alunos de mestrados acadêmicos e doutorados e os professores vinculados a esses programas, o auxílio poderá ser concedido com recurso PROAP/CAPES do programa, desde que não se opte pela alternativa do parágrafo anterior.

As solicitações de reembolso devem conter os seguintes itens:

1) Formulário de solicitação de reembolso e formulário para coleta de dados e/ou trabalho de campo devidamente preenchidos.

2) Documento comprobatório de aceite de trabalho para apresentação (somente para o caso de participação em evento).

3) Folha de divulgação do evento e comprovante de pagamento da taxa de publicação e/ou inscrição. Se o valor foi pago em moeda estrangeira por meio de cartão de crédito, o comprovante de pagamento deverá conter o total do valor pago em dólar norte-americano e a taxa de conversão utilizada pela operadora, conforme estiver descrito na respectiva fatura. Comprovante de agendamento de pagamento não será aceito em hipótese alguma.

4) Comprovante de cadastro na plataforma SUCUPIRA do discente (ficha de inscrição).

5) Para o doscente informar o número de matrícula SIAPE.

Formulários

1. Formulário para pedido de reembolso